PT | EN

ARTE PRIMITIVA

É também conhecida como “art primier”, “arte tribal”, “arte natural”, “arte primordial”, “arte das origens”, “arte tradicional” ou “arte selvagem”.
Na sua forma mais básica e menos contaminada, é a expressão artística que mais se aproxima da essência humana, impenetrável ao discurso racional e acessível somente pela via sensível.

Caracteriza-se pelo anonimato em termos de autoria, sacrificando o artista a atenção individual em prol da comunidade a que pertence, num processo de descoberta da sua identidade através da arte que produz. Nela, destacam-se elementos da tradição popular de uma sociedade, organizada normalmente num modelo tribal, estando, por isso, quase sempre ligada aos domínios do ritual, da religião e da magia. De uma forma geral, esses artistas são autodidactas e desenvolvem eles mesmos as ferramentas e as técnicas que utilizam no seu trabalho.

São consideradas artes primitivas as artes pré-colombianas (Maia, Olmeca), a arte africana tradicional, a arte inuit (povos esquimós), a arte ameríndia (povos autóctones da América do Norte), a arte asiática tradicional e a arte da Oceânia (Melanésia, Micronésia, Papuásia), em especial a dos aborígenes australianos.

No início do séc. XX, com o advento do movimento modernista, as criações primitivas passaram a fazer parte do número de objectos artísticos coleccionáveis, sujeitos a sistematização, a contemplação e a exibição, gerando mesmo um mercado de arte e funcionando como fonte de renovação para os vanguardistas da época.

Musée du Quai Branly
O Museu do Quai Branly, situado em Paris, alberga uma das mais importantes coleções do mundo dedicadas às artes primitivas ou, utilizando a definição utilizada pelo museu, artes primeiras. Possui cerca de 300.000 objetos das culturas tribais ou tradicionais provenientes da África, Ásia, Oceânia e América.

Museu Barbier-Mueller
O Museu Barbier-Mueller apresenta a colecção realizada ao longo dos anos por Jean Paul Barbier-Mueller e sua mulher, que reuniram ao longo dos anos um acervo considerável de objetos de arte não ocidental. Este museu tornou-se uma instituição de referência na área das artes tribais, não só devido à qualidade dos objetos expostos mas também pelas investigações rigorosas que realiza para a produção de catálogos de exposição.

Das Artes Primitivas Às Artes Primeiras
Nos meios académicos, a designação arte primitiva tem vindo a ser substituída pelo conceito de artes primeiras. Neste artigo é possível perceber as razões de tal mudança, já que o autor procura demonstrar que o conceito de arte primitiva nem sempre é apropriado para designar este tipo de artes.

Grupos Culturais de África
No contexto das artes primitivas ou primeiras, a arte tribal africana assume um especial destaque, quer pela quantidade quer pela qualidade das obras que têm origem na África subsaariana. Neste site é possível encontrar uma introdução aos diversos grupos culturais ou étnicos de África e à sua produção artística.