Filipe Cerqueira 2018-04-11T15:53:27+00:00
PT | EN
FILIPE CERQUEIRA

Acreditem: o Filipe Cerqueira (aka Senhor Cerqueira) vai ser um caso sério da arte marginal, não só em Portugal, mas também a nível internacional.
Mergulhado num universo muito próprio, abundantemente povoado por cartoons, saídos quase todos dos Looney Tunes (Bugs Bunny, Daffy Duck, Porky Pig, Tweety, Sylvester, Speedy Gonzales, Road Runner) e Hanna-Barbera (Tom and Jerry, Flintstones, Yogi Bear, Jetsons, Scooby-Doo), o Filipe escusa-se a ter de conviver com o mundo digital aceleradamente atropelador de hoje, fixando-se num espaço-tempo analógico, quase todo ele descontinuado – que ele apelida de ‘defunkt’, como nós de ‘old school’ –, quando as coisas ainda eram feitas com paixão e dedicação, e onde o stress e a superficialidade não tinham lugar.

Para além destes seus ‘amigos’ que o acompanham na vida diária, de quem sabe tudo, ele sabe muito também sobre os ‘unsung heroes’ que estão por trás dessas criações: os produtores, os realizadores ou as vozes das personagens e quem as dobra para português (do Brasil, que ele prefere às dobragens feitas em Portugal). Tal é esta simbiose, que não se percebe se é ele que penetra no mundo da animação ou se são os próprios desenhos animados que invadem o mundo do Filipe.
Não só por aqui, porém, se ficam os interesses dele – o extraordinário brilho da sua mente atravessa muitas áreas. Como ele próprio afirma numa das suas pinturas, “Olá, eu sou o Filipe Cerqueira, sei muito sobre coisas”, ele sabe aprofundadamente sobre coisas incríveis, que haveremos de aqui contar num futuro breve.

Todas as obras expostas no espaço da Cruzes Canhoto estão agora disponíveis para aquisição online.
Para o fazer, entre em contacto directo com a galeria.