Filipe Cerqueira 2024-03-01T15:35:31+00:00
PT | EN
FILIPE CERQUEIRA

O Filipe Cerqueira (aka Senhor Cerqueira) está perto de ser um caso sério da arte marginal, não só em Portugal, mas também a nível internacional.
Mergulhado num universo muito próprio, abundantemente povoado por amigos, saídos quase todos dos cartoons das Looney Tunes (Bugs Bunny, Daffy Duck, Tweety, Sylvester, Speedy Gonzales, Road Runner) e dos estúdios Hanna-Barbera (Tom and Jerry, Flintstones, Jetsons, Scooby-Doo), o Filipe escusa-se a ter de conviver com o mundo digital desenfreado de hoje. Em vez, prefere fixar-se num espaço-tempo analógico, quase todo ele descontinuado – que ele apelida de ‘defunct’ – onde as coisas sempre foram feitas com paixão e dedicação, e onde o stress e a superficialidade não têm lugar.

Para além destes seus amigos que o acompanham na vida diária, de quem sabe tudo, ele sabe muito também sobre os ‘unsung heroes’ que estão por trás dessas criações: os produtores, os realizadores ou as vozes das personagens e quem as dobra para português (do Brasil, que ele prefere às dobragens feitas em Portugal). Tal é esta simbiose, que não se percebe se é ele que penetra no mundo da animação ou se são os próprios desenhos animados que invadem o mundo do Filipe.
Não só por aqui, porém, se ficam os interesses dele – o extraordinário brilho da sua mente atravessa muitas áreas. Como ele próprio afirma numa das suas pinturas, “Olá, eu sou o Filipe Cerqueira, sei muito sobre coisas”, ele sabe aprofundadamente sobre coisas incríveis, que haveremos de aqui contar em breve.

Todas as obras expostas no espaço da Cruzes Canhoto estão agora disponíveis para aquisição online.
Para o fazer, entre em contacto directo com a galeria.