Isaac 2022-10-25T17:12:35+00:00
PT | EN
ISAAC

Nasceu no Porto, em 1975, mas diz só ter nascido aos seis anos, de pé, à entrada da mercearia do pai, a olhar para a enorme parede de granito da antiga Cadeia da Relação – a primeira memória que tem de si. Foi criado na zona da Cordoaria, pela avó, que vendia peixe e manjericos, e pelo avô que, antes de se dedicar à leitura obsessiva da Bíblia, ganhava a vida em ‘negócios de rua’.
Ainda jovem, quis ser chef de pastelaria, mas acabou a trabalhar numa farmácia. Para além disso, numa luta diária pela sobrevivência, montou computadores, reproduziu projectos técnicos de arquitectura e trabalhou como motorista numa empresa de mudanças. Na verdade, era de arte que gostava, mas a vida nunca lhe sorriu, pelo que foi adiando o sonho de um dia vir a ser famoso como artista e deixar a sua marca no mundo. Nos últimos anos, tem trabalhado como assistente em empresas de design gráfico, aproveitando para desenvolver as suas competências artísticas inatas.

Quis o acaso que se viesse a cruzar regularmente com a zona do bairro das artes da Rua Miguel Bombarda, e é agora uma das apostas maiores da galeria Cruzes Canhoto.
Nas criações artísticas de Isaac está bem patente a herança judaico-cristã, dualista e apocalíptica, que marcou fortemente a sua infância e juventude.
São obras maioritariamente realizadas em desenho, fazendo uso de canetas de traço grosso, sobre tela ou cartão, com uma expressão de carácter naïf surrealista.

O fim das coisas, tabu para muita gente, sempre foi algo que assumi como natural. Desde muito novo que vivi com esse conceito.[ Isaac ]

Todas as obras expostas no espaço da Cruzes Canhoto estão agora disponíveis para aquisição online.
Para o fazer, entre em contacto directo com a galeria.