CESSERA 2021-03-27T17:18:53+00:00
PT | EN
CESSERA

Serafim

Nascido em 1983, em Fânzeres, Porto, Serafim é um artista de expressão não-racional, movido pelo inconsciente nas suas criações. Sendo um caso extremo de singularidade, nada na sua relação com o mundo, incluindo a sua forma de expressão artística, obedece aos trâmites expectáveis e às convenções pré-determinadas.
Desde miúdo percebe que apenas o diferente não lhe é indiferente, pelo que reduz as suas vivências a determinados espaços herméticos e periféricos da sociedade. Diagnosticado com síndrome de Asperger, encontrou nas artes um meio onde viu serem salientadas as suas competências extraordinárias, ao invés dos restantes ambientes onde o destaque era dado quase sempre às suas insuficiências.
As qualidades excepcionais que possui levam-no a criar obras minuciosas invulgares, com surpreendentes associações de formas e de cores e narrativas insólitas, nem sempre compreensíveis para quem tem uma mente de gosto formatado mas extremamente excitantes para todos aqueles que têm os sentidos amplamente despertos.
É em 2010, concretamente na obra “Ourives”, que aparece pela primeira vez a figura de Cessera no mundo imaginário de Serafim. Sete anos depois, essa figura surge novamente, desta vez nomeada, no desenho “Cessera na Nave” (2017). A partir de então, esta espécie de herói do espaço sideral começa a aparecer recorrentemente nos seus trabalhos, ao ponto do artista passar a adoptá-lo como um alter-ego nas suas aventuras fabulosas.
Nesta sua primeira exposição a solo, poderão ser apreciados trabalhos dos mais variados períodos, desde a sua adolescência até ao início de 2019, maioritariamente criados em artpen ou aguarela sobre papel.

Título:
CESSERA
Serafim

Data:
19 Janeiro > 28 Fevereiro 2019
Local:
Galeria Cruzes Canhoto, Rua Miguel Bombarda, 452, Porto
Curadoria:
Cruzes Canhoto
Textos:
Tiago Coen / Cruzes Canhoto
Vídeo Documentário:
Joana X / Cruzes Canhoto
Fotografias:
Nuno Marques / Pedro Soares / Cruzes Canhoto
Design:
Pedro Soares / Cruzes Canhoto

Todas as obras expostas no espaço da Cruzes Canhoto estão agora disponíveis para aquisição online.
Para o fazer, entre em contacto directo com a galeria.