CESSERA 2019-05-02T17:35:15+00:00
PT | EN
CESSERA

Serafim

Título:
CESSERA
Serafim

Data:
19 Janeiro > 28 Fevereiro 2019
Local:
Galeria Cruzes Canhoto, Rua Miguel Bombarda, 452, Porto
Curadoria:
Cruzes Canhoto
Textos:
Tiago Coen / Cruzes Canhoto
Vídeo Documentário:
Joana X / Cruzes Canhoto
Fotografias:
Nuno Marques / Pedro Soares / Cruzes Canhoto
Design:
Pedro Soares / Cruzes Canhoto

Nascido em 1983, em Fânzeres, Porto, Serafim é um artista de expressão não-racional, movido pelo inconsciente nas suas criações. Sendo um caso extremo de singularidade, nada na sua relação com o mundo, incluindo a sua forma de expressão artística, obedece aos trâmites expectáveis e às convenções pré-determinadas.
Desde miúdo percebe que apenas o diferente não lhe é indiferente, pelo que reduz as suas vivências a determinados espaços herméticos e periféricos da sociedade. Diagnosticado com síndrome de Asperger, encontrou nas artes um meio onde viu serem salientadas as suas competências extraordinárias, ao invés dos restantes ambientes onde o destaque era dado quase sempre às suas insuficiências.
As qualidades excepcionais que possui levam-no a criar obras minuciosas invulgares, com surpreendentes associações de formas e de cores e narrativas insólitas, nem sempre compreensíveis para quem tem uma mente de gosto formatado mas extremamente excitantes para todos aqueles que têm os sentidos amplamente despertos.

É em 2010, concretamente na obra “Ourives”, que aparece pela primeira vez a figura de Cessera no mundo imaginário de Serafim. Sete anos depois, essa figura surge novamente, desta vez nomeada, no desenho “Cessera na Nave” (2017). A partir de então, esta espécie de herói do espaço sideral começa a aparecer recorrentemente nos seus trabalhos, ao ponto do artista passar a adoptá-lo como um alter-ego nas suas aventuras fabulosas.
Nesta sua primeira exposição a solo, poderão ser apreciados trabalhos dos mais variados períodos, desde a sua adolescência até ao início de 2019, maioritariamente criados em artpen ou aguarela sobre papel.

Todas as obras expostas no espaço da Cruzes Canhoto estão agora disponíveis para aquisição online.
Para o fazer, entre em contacto directo com a galeria.

Outras peças de Serafim podem ser vistas nestas páginas:
Página do artista
Desvios e Extravios