MUTANTES 2019-10-12T17:01:59+00:00
PT | EN
MUTANTES

Sátrapa

Título:
MUTANTES
Sátrapa

Data:
21 Setembro 2019 > 13 Janeiro 2020 + Uns Dias
Local:
Galeria Cruzes Canhoto, Rua Miguel Bombarda, 452, Porto
Curadoria:
Cruzes Canhoto
Textos:
Tiago Coen / Cruzes Canhoto
Fotografias:
Anxo Iglesias / Cruzes Canhoto
Design:
Pedro Soares / Cruzes Canhoto


Sátrapa surge no final de 2013 como um alter-ego de expressão artística. Começa por ser um exercício terapêutico de alienação, ficção e fantasia, mas rapidamente evolui para algo maior, até um nível de criação invulgar, tanto a nível de pintura como de escultura.
Para quem desconhece o processo criativo de Sátrapa, torna-se difícil acreditar que todas as suas obras são resultado de acções movidas pela intuição, não existindo nelas nada de esboçado ou pré-concebido. São criações do momento, por impulso, e só posteriormente trabalhadas e acabadas com um engenho rigoroso, próprio de um mestre.

Se as primeiras experiências pictóricas, ainda que algo ingénuas, já revelavam uma preocupação com o registo denúncia das mutações brutais que a sociedade tem vido a sofrer no últimos anos, é nos seus trabalhos mais recentes, em acrílico sobre madeira, de maior escala, que essas formas retrato adquirem uma profundidade de carácter e uma densidade psicológica verdadeiramente impressionantes. São seres híbridos, com rostos e corpos pouco convencionais, algo andróginos e em mutação constante por força das circunstâncias a que são votados no quotidiano desolador das suas vidas.

Todas as obras expostas no espaço da Cruzes Canhoto estão agora disponíveis para aquisição online.
Para o fazer, entre em contacto directo com a galeria.