AZAL BERRITZEA 2021-07-16T17:28:15+00:00
PT | EN
AZAL BERRITZEA

Clara Probanza

Nascida em 1959, no País Basco, Clara Probanza Arrizabalaga começou a dar forma à matéria dos seus sonhos, depois do surgimento de uma doença grave que transformou a sua vida e a obrigou a passar a maior parte do tempo deitada na cama ou num sofá.
Com o propósito de amenizar as dores que sentia, em 2008, acompanhada pela sua irmã ilustradora, deu início à construção de um pequeno mundo de seres extraordinários tridimensionais feitos em tecido de algodão, forjando aquilo que ambas apelidaram de “arte de sofá”. Posteriormente, o fantástico e colorido universo que povoava a sua mente passou ao papel, através de desenhos onde expressava as infinitas possibilidades que o mundo tem para oferecer.
Descoberta pela Cruzes Canhoto em 2017, passa a integrar todas as colectivas realizadas pela galeria a partir daí. A 1 de Dezembro de 2020 apresenta a sua primeira exposição a solo na Cruzes Canhoto, intitulada “Azal Berritzea” (renovação da pele, em basco).
As personagens de cabeças múltiplas mas de um só braço, os animais com mil olhos e as mulheres com patas de pássaro, desenhados inicialmente com alguma naïvité, permanecem nestes novos desenhos, só que agora surgem com mais detalhes e com um traço mais preciso, integrados numa teia complexa de novos padrões e diversas figurações. São seres abismais mas encantadores que nos dão lições de vida para os tempos que correm, a partir de um sofá no País Basco.

Título:
AZAL BERRITZEA (Renovação da pele)
Clara Probanza

Data:
01 Dezembro 2020 > 13 Junho 2021 + Uns Dias
Local:
Galeria Cruzes Canhoto, Rua Miguel Bombarda, 452, Porto
Curadoria:
Cruzes Canhoto
Textos:
Tiago Coen / Cruzes Canhoto
Fotografias:
Nuno Marques / Cruzes Canhoto
Design:
Pedro Soares / Cruzes Canhoto


Todas as obras expostas no espaço da Cruzes Canhoto estão agora disponíveis para aquisição online.
Para o fazer, entre em contacto directo com a galeria.

Outras peças de Clara Probanza podem ser vistas nestas páginas:
Página do artista
Exposição “Desvios e Extravios”
Exposição “Desvios e Extravios 2”