VADE RETRO! 2018-04-11T15:53:19+00:00
PT | EN
VADE RETRO!

Diabos, Diabretos, Mafarricos e Caretos

Título:
VADE RETRO!
Diabos, Diabretos, Mafarricos e Caretos

Data:
25 Fevereiro > 30 Abril 2017 + Uns Dias
Local:
Galeria Cruzes Canhoto, Rua Miguel Bombarda, 452, Porto
Curadoria:
Cruzes Canhoto
Textos:
Maria Manuela Restivo / Tiago Coen / Cruzes Canhoto
Fotografias:
Nuno Marques / Cruzes Canhoto
Design:
Joana Não / Cruzes Canhoto


Diabos, diabretes, mafarricos e outras criaturas diabólicas são figuras omnipresentes na cultura popular portuguesa, especialmente no espaço minhoto e transmontano, onde o diabo aparece assiduamente no quotidiano das pessoas, assumindo as mais diversas vestes.
Nesta exposição na galeria Cruzes Canhoto, pretende-se dar a ver uma parte desse sub-mundo, apresentando-o sob variadas formas de expressão plástica a partir do olhar de múltiplos artistas.
Com origem num caldeirão de tenebrosos seres pré-cristãos e criaturas bíblicas sobrenaturais, a presença do diabo é transversal no universo popular de vários povos e culturas. No caso português, porém, como sublinha o antropólogo Anthony Shelton, estamos longe de uma interpretação bíblica do diabo enquanto pura encarnação do mal – o que essa figura condensa em si é mais um conjunto de comportamentos licenciosos e subversivos, manifestos em condutas sexuais debochadas e na satirização maliciosa dos meios políticos e sociais. A travessura, a malandragem e a perversão são aqui representadas, mas sem qualquer carácter de culto satânico.

Para além das já conhecidas figurações da arte popular de Barcelos e de Trás-Os- Montes, apresenta-se nesta exposição um conjunto de desenhos, pinturas e esculturas de vários artistas, populares e outsiders, que permitem verificar a diversidade de interpretações da figura do diabo e suas derivações.

 

 

ARTISTAS:
António Ramalho, Carla Gonçalves, Carolina André, Chico de Barcelos, Daniel Gonçalves, EME, Emília Esteves, Fernando Tiza, Germano Macedo, Idalécio, Inácio da Paula, João Ferreira, João Manuel Esteves, Joaquim Paiva, José Vaz, Júlia Côta, Júlia Ramalho, Luís Filipe Costa, Maria dos Anjos, Mistério, Nelson Oliveira, Óscar Barros, Pedro D’Oliveira, Pedro Nogueira, Porfírio Mendes, Rosa Ramalho, Tó Alves, Tozé Vale

Todas as obras expostas no espaço da Cruzes Canhoto estão agora disponíveis para aquisição online.
Para o fazer, entre em contacto directo com a galeria.

PINTURAS

ESCULTURAS

MÁSCARAS