ORLANDO DRUMMOND E O ALF

QUEM CONTA UM CONTO,
ACRESCENTA-LHE UM DESCONTO*

#04
TÍTULO: “Orlando Drummond e o Alf”
AUTOR: Filipe Cerqueira
ORIGEM: Cascais, Portugal
DATA: 2015
MATERIAL: Tinta acrílica sobre papel
DIMENSÕES: 70x50cm

Acreditem: o Filipe Cerqueira (aka Senhor Cerqueira) vai ser um caso sério da arte marginal, não só em Portugal, mas também a nível internacional.
Mergulhado num universo muito próprio, abundantemente povoado por cartoons, saídos quase todos dos Looney Tunes (Bugs Bunny, Daffy Duck, Porky Pig, Tweety, Sylvester, Speedy Gonzales, Road Runner) e Hanna-Barbera (Tom and Jerry, Flintstones, Yogi Bear, Jetsons, Scooby-Doo), o Filipe escusa-se a ter de conviver com o mundo digital aceleradamente atropelador de hoje, fixando-se num espaço-tempo analógico, quase todo ele descontinuado – que ele apelida de ‘defunkt’, como nós de ‘old school’ –, quando as coisas ainda eram feitas com paixão e dedicação, e onde o stress e a superficialidade não tinham lugar.

Para além destes seus ‘amigos’ que o acompanham na vida diária, de quem sabe tudo, ele sabe muito também sobre os ‘unsung heroes’ que estão por trás dessas criações: os produtores, os realizadores ou as vozes das personagens e quem as dobra para português (do Brasil, que ele prefere às dobragens feitas em Portugal). Tal é esta simbiose, que não se percebe se é ele que penetra no mundo da animação ou se são os próprios desenhos animados que invadem o mundo do Filipe.

Não só por aqui, porém, se ficam os interesses dele – o extraordinário brilho da sua mente atravessa muitas áreas. Como ele próprio afirma numa das suas pinturas, “Olá, eu sou o Filipe Cerqueira, sei muito sobre coisas”, ele sabe aprofundadamente sobre coisas incríveis, que haveremos de aqui contar num futuro breve.
Para já, interessa-nos relevar a singularidade da sua expressão artística, constituída quase na totalidade por pinturas em acrílico e aguarela sobre papel, num estilo entre a ilustração, a banda desenhada e a pop art, bem evidente no quadro “Orlando Drummond e o Alf”, que temos hoje como peça do dia e que faz parte da exposição «O Senhor Cerqueira & The Artbreakers», patente até final do mês de Janeiro de 2016 na Cruzes Canhoto (Rua Miguel Bombarda, 452, Porto).

Stay tuned, kids. We’ll be right back with more artwork from O Senhor Cerqueira.

 

*A Cruzes Canhoto colocará em destaque (mais ou menos) diariamente, uma das suas peças, com um desconto de 25%.

2018-04-11T15:53:35+00:00