Martinho 2025-07-03T01:21:35+00:00
PT | EN
MARTINHO

De origem ribatejana, mas a viver em Ovar desde há muito, Martinho (n. 1970, João Pedro Coutinho) escolheu formar-se em design.
Desassossegado e desalinhado por natureza, cedo encontrou na expressão plástica o conforto para as suas inquietudes mentais. Não cria, porém, para o meio artístico, nem em busca de fama. Tampouco se leva demasiado a sério nessa sua ocupação. Faz arte como catarse, criando de uma forma compulsiva e visceral. Isso é perceptível em toda a sua obra, embora de forma não óbvia, tanto nas pinturas como nos objectos escultóricos.
As suas collages e assemblages, aparentemente caóticas e abstractas, apresentam, na verdade, narrativas que relatam situações do seu quotidiano atormentado.

Acontece que esse quotidiano não é património exclusivo do Martinho – é comum a muitos de nós, e é isso que torna a obra dele tão estranhamente atraente, impressiva e empática.
Depois de ter exposto pela primeira vez a solo, em 2018, no Centro de Arte de Ovar, apresentou na galeria Cruzes Canhoto, no Porto, em Março de 2020, a exposição “Sem Juízos”, composta por pinturas e esculturas.
A 5 de Julho de 2025, a Cruzes Canhoto leva a cabo uma nova mostra de pinturas do artista, intitulada “Basta!”.

Todas as obras expostas no espaço da Cruzes Canhoto estão agora disponíveis para aquisição online.
Para o fazer, entre em contacto directo com a galeria.