MINA GALLOS 2025-01-12T17:23:30+00:00
PT | EN
MINA GALLOS

Natural de Tamel S. Veríssimo, Barcelos, Mina Gallos (Felismina Faria da Silva) mostrou desde muito cedo interesse pela actividade de manipular o barro. Ainda com 11 anos, depois de concluir
o 5º ano de escolaridade, começou a trabalhar na Galante, uma das empresas de cerâmica da região que se dedicavam à produção de figurado de molde. Mais tarde, mudou-se para uma das empresas concorrentes, a famosa Cerâmica Magrou, por onde haviam passado diversos mestres do figurado de Barcelos. Porém, só em 2015, após a morte da mãe, decidiu começar a criar peças da sua autoria. Os Galos e as Bonecas que ela começou a desenvolver, a partir das figuras mais tradicionais daquela região, continham já uma marca muito pessoal, reflectindo quer a sua vasta experiência profissional quer a personalidade singular da artista.

Mais recentemente, dando asas à sua imaginação fértil e inquieta, começou a criar um conjunto de figuras do domínio do fantástico, onde os animais se confundem com feras e demónios, e os santos com diabos — explorando o imaginário profundamente religioso e dualístico das terras do Minho.
Estas suas mais recentes criações, tão extravagantes e bizarras quanto irreverentes e divertidas, chamaram a atenção de um público mais alargado, para além do habitual universo dos coleccionadores de arte popular.
Para muitos, Mina Gallos é mesmo já considerada como uma das mais importantes artistas da arte figurativa Portuguesa.

Todas as obras expostas no espaço da Cruzes Canhoto estão agora disponíveis para aquisição online.
Para o fazer, entre em contacto directo com a galeria.